Centros Universitários

APRESENTAÇÃO


Os centros universitários de Lisboa (CUPAV), Porto (CREU-IL), Coimbra (CUMN) e Braga (CAB) visam proporcionar aos estudantes um espaço onde possam aprofundar a formação humana e cristã que não encontram nas aulas. São pontos de encontro de cada um consigo mesmo, com outros e com Deus.

Para isso, propõem actividades que procuram usar uma linguagem que os universitários entendam: nos cursos e conferências que ajudam a aprofundar a fé e a reflectir sobre o mundo à nossa volta; nos grupos de partilha de vida; nos grupos de voluntariado; na preparação de adultos para os sacramentos do Baptismo, da Confirmação e do Matrimónio; no atendimento personalizado a quem procura um padre com quem confrontar problemas, dúvidas ou desejando simplesmente um crescimento espiritual acompanhado; nos Exercícios Espirituais, retiros de 3, 4 ou 7 dias, com vista a uma experiência de intimidade com Deus.

Para organizar estas propostas cada centro conta com uma pequena equipa de dois ou três jesuítas aos quais se junta - colaborando lado a lado na missão - uma equipa de estudantes universitários. Boas doses de humor, de amizade e de intimidade com Deus são o segredo do espírito vivido nestes centros.

A história dos centros já é suficientemente longa para ter gerado grupos organizados, vinculados a cada centro, que dão resposta aos que se identificam com esse espírito mas já não são universitários.